Como manter a saúde do seu negócio em meio à pandemia e todas as dificuldades que ela vem apresentando para todos nós, seja como indivíduos, seja como negócios ou sociedade? Essa é uma pergunta que muitos vem se fazendo há pelo menos um ano e, embora as respostas sejam diversas e possam variar de acordo com a realidade do seu negócio e dos seus clientes, há algo que pode ajudar muito a manter esse relacionamento produtivo: um CRM! 

Agora, em uma nova realidade tomada pelo distanciamento social, em que muitas vezes negócios precisam ficar fechadas para ajudar a conter a pandemia, como engajar os seus clientes e fidelizá-los? Se você pensou em mídias sociais e outros meios digitais, você já acertou parte da pergunta, a segunda parte é justamente poder contar com um sistema de CRM robusto – como o da Microsoft ou da Oracle, totalmente integráveis com as soluções de ERP das respectivas empresas – com o qual organizar o relacionamento do seu negócio com seus clientes.

 

O QUE É UM CRM? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro para todos o que é um sistema de CRM. Primeiramente, CRM é acrônimo para Customer Relationship Management (ou, em portuguêsGerenciamento do Relacionamento com o Cliente). O nome já nos diz muito, não é mesmo? 

Agora, vem cá, como isso funciona? Um CRM é uma solução capaz de integrar diversos departamento da sua empresa, como vendas, serviços, marketing e atendimento em um só lugar, permitindo a você gerenciar toda a jornada do consumidor de maneira inteligente e integrada, conectando dados do cliente ao seu histórico de compras, o que ele está procurando agora e o seu perfil, de maneira a te dar muito mais clareza de com quem sua empresa está dialogando, qual seu perfil, e como ele costuma executar sua jornada.

Existem diversas soluções por aí de CRM, dentre elas as já mencionadas Dynamics 365 CRM, da Microsoft, e o CRM NetSuite, da Oracle. Elas podem funcionar na nuvem, on premise ou até mesmo de maneira híbrida, qual é a melhor opção para você é algo que pode depender das suas necessidades, embora nós, aqui na GRVPPE, incentivemos você a adotar um sistema na nuvem ou híbrido, de forma a estar mais em dia com as novidades tecnológicas do mercado e ter acesso a mais recursos e funcionalidades, aqueles típicos das vantagens de se estar na nuvem. Já chegamos a falar um pouquinho sobre essas vantagens, especificamente, aqui no blog.  Ainda, se quiser entender um  pouco mais sobre essa tal de nuvem, recomendamos mais esses outros dois breves artigos aqui do blog, sobre seu funcionamento e o próprio conceito por trás da tecnologia. 

 

O CRM E A PANDEMIA 

Acho que não precisamos entrar em detalhes sobre como a pandemia está afetando a nossa economia e a vida das pessoas e dos negócios. Basta olharmos ao nosso redor que a realidade dá conta de falar por si mesma.  

Com as muitas mudanças no dia a dia e nos padrões de compra das pessoas, vimos diversos setores da economia que acabaram se saindo bem com essa história (bebidas e alimentos, serviços por streaming, aplicativos de delivery; só para citar alguns) e outros que nem tanto (turismo, hotelaria, eventos, etc.). Porém, seja qual for o seu negócio, mais do que nunca é importante fidelizar e manter o seu cliente pela via digital, já que não se pode contar tanto com as vias tradicionais, pertencentes ao mundo físico, em um tempo tão incerto como esse pelo qual estamos passando, especialmente devido ao fato de que agora a nova tendência é que as pessoas consumam de maneira digital, em vez de ir pessoalmente até os negócios. É provável que mesmo quando (se) a pandemia passar, a tendência já tenha se consolidado, então tudo indica que as coisas nunca voltarão a ser exatamente como foram. 

Em meio a essa nova realidade, organizar as informações que você tem sobre os seus clientes de maneira a traçar a melhor estratégia digital é algo fundamental para ajudar o seu negócio não só a continuar existindo, mas, quem sabe, até mesmo a crescer! É aí que entra o CRM, a ferramenta certa para esse tipo de trabalho. Com ele diversos negócios conseguem: 

  • Enviar mensagens, seja por Whatsapp, SMS ou através de outros aplicativos, direto para os seus clientes, avisando-os de ofertas, de medidas de segurança, de horários de atendimento e diversas outras informações importantes para eles e o seu negócio. 
  • Organizar melhor suas promoções, baseado não apenas nos anseios de seus clientes, mas também na data de validade de produtos e outras questões vitais à organização do seu negócio, de forma a melhor organizar sua estratégia de vendas. 
  • Todas essas possibilidades, sendo trabalhadas em uníssono de maneira contínua e organizada, permitem que você crie estratégias ainda mais robustas de fidelização do seu cliente, com promoções progressivas, programas de recompensa e, sempre, alimentando a inteligência do seu negócio com dados

Se você quer ler um pouco mais sobre isso na prática, nesses últimos tempo de pandemia, recomendamos esse artigo aqui.  

Além disso, é importante ressaltar que a implementação de um CRM é um processo que deve ser feito de maneira cuidadosa e bem-planejada, assim você vai poder obter o máximo de proveito da solução e impulsionar o seu negócio ao mesmo tempo em que avança em sua trilha rumo à transformação digital, garantindo a ele todas as ferramentas modernas de que precisa para continuar a vicejar em um ambiente competitivo como o nosso!

 

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica antenada com as mais novas tendências tecnológicas do mercado, como o uso de CRM para a fidelização de clientes; estamos sempre prontos para ajudar você a atualizar as tecnologias por trás do seu negócio e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre os sistemas CRM da Microsoft e da Oracle, ou outras soluções tecnológicas, falando com os nossos especialistas.