Parte do Microsoft Office 365, o SharePoint é uma solução completa – ideal para empresas de todos os tamanhos –cuja função é compartilhar informações com garantia de proteção dos documentos e arquivos, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade de compartilhamento entre colaboradores, clientes e fornecedores. 

O SharePoint pode ser adquirido ao assinar o Office 365. Com ele é possível dividir diferentes tipos de arquivos de uma organização em um único local. Cada setor empresarial pode criar sua própria página e, dessa forma, também é possível restringir o acesso de determinados materiais somente a pessoas autorizadas . 

Além disso, o SharePoint permite que você realize alterações em arquivos sem que seja necessário fazer qualquer download, e na hora de salvar ele já fica lá no diretório. Dessa maneira, não  a necessidade de guardar diversas cópias de um mesmo documento no computador.  

O Sharepoint permite que as empresas mantenham os ficheiros em uma localização central em nuvem que pode facilmente ser acessada por diferentes membros das equipes envolvidas com eles. Além disso, ele fornece o controle de acesso e de versões dos documentos. 

A seguir citaremos as principais vantagens e características do Sharepoint. Confira abaixo!  

Principais características do SharePoint 

Entre as características da solução, pode-se citar: 

  • Serviços de conectividade empresarial; 
  • Assistente de configuração; 
  • Fóruns de discussão; 
  • Conectividade móvel; 
  • Suporte para vários browsers; 
  • Registro e criação de relatórios de utilização; 
  • Início de sessão unificado. 

Vantagens 

Dentre as inúmeras vantagens do Microsoft Sharepoint, podemos citar 4 principais: 

  1. Acesso simplificado à informação: fornece um repositório partilhado a partir de informações de bases de dados, relatórios e aplicações;
  2. Fácil implementação: as ferramentas e componentes nativos são ideais para criar soluções de negócios criadas pela própria empresa;
  3. Controle e gestão de conteúdos e processos: o acesso com base em permissões e administração simples garante que a informação seja partilhada com as pessoas certas;
  4. Sem fronteiras geográficas: o acesso com base na nuvem permite a fácil integração a partir de quase todas as localizações por meio de plataformas e dispositivos com acesso à internet.  

Segurança 

As opções de compartilhamento do SharePoint empoderam o usuário e tudo é realizado por meio de diversas camadas de segurança as quais garantem que tudo o que foi compartilhado não seja aberto por outras pessoas além daquelas previamente autorizadas a visualizar e/ou editar o arquivo.  

O Enterprise Mobility + Security (EMS) é a solução de segurança da Microsoft que reúne todas essas camadas de proteção, além de estar configurada para atender às exigências de leis como a LGPD e GDPR. O EMS faz parte do pacote de soluções do Microsoft 365. 

 SharePoint é uma solução versátil que permite que empresas maximizem a eficiência de seus processos internos e ampliem sua produtividade, tudo com camadas de segurança que só a Microsoft é capaz de oferecer. Obtenha um pacote 365 e faça uso das melhores soluções do mercado! 

Sobre a GRVPPE 

A GRVPPE é parceira certificada pela Microsoft e estamos capacitados para auxiliar sua empresa rumo ao futuro. Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores e saiba mais!