A Fog Computing (ou Computação em Névoa, em português) complementa a nuvem por meio de uma análise de dados. Como resultado, ela evita sobrecarregar o armazenamento em nuvem.

Em outras palavras, também é um apoio para o funcionamento ágil e eficiente da IoT. Pois capta os dados antes da nuvem e os transforma em informação diretas para serem redirecionadas, de forma segura, ao dispositivo de destino.

O termo Fog Computing foi formulado em 2014 pela Cisco. Como definição, trata-se de uma camada intermediária entre a Edge Computing e a Cloud Computing.

A função principal da Fog Computing é distribuir recursos e serviços de:

  • Processamento;
  • Comunicação;
  • Armazenamento de dados

E transformá-los em informações e/ou ações antes de transmiti-los.

Edge Computing

Edge Computing (ou computação de borda de rede, em português) é a captação e armazenamento de dados que estão o mais próximo possível do dispositivo responsável por gerar esses dados.

Ela evita o congestionamento de dados nas linhas de comunicação, resultando em uma resposta mais rápida ao comando realizado.

Relação entre IoT e Cloud Computing

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é o grupo de computadores e servidores conectados entre si pela internet para formar uma rede.

A Fog Computing por sua vez é a infraestrutura distribuidora onde alguns processos, serviços ou aplicações são gerenciados na borda da rede (Edge Computing) por um dispositivo inteligente ou na nuvem.

É a camada intermediária entre a nuvem e o hardware e permite um processamento, análise e armazenamento de dados mais eficientes ao reduzir a quantidade de dados que precisam ser transportados para a nuvem.

A importância da Fog Computing

Ela aumenta o poder de computação entre nuvem e dispositivo IoT ao aumentar a velocidade de:

  • Armazenamento de dados;
  • Processamento de dados;
  • Análises de informações.

Como resultado, o tempo de resposta é otimizado.

A tecnologia Fog Computing:

  • Reduz a quantidade de dados enviados para a nuvem;
  • Diminui a latência de rede e internet;
  • Melhora o tempo de resposta do sistema em aplicativos remotos de missão crítica.

Com a Fog Computing, é possível pré-processar ou processar praticamente todas as tarefas da Cloud Computing.

Relação Fog Computing e Edge Computing

A borda da rede é onde os dispositivos IoT estão localizados, portanto quanto mais próximo da borda, mais específico em termos de aplicativos e conteúdos para realizar tarefas.

Vantagens

Inteligência na Edge Computing significa que decisões são tomadas mais perto de sensores e dispositivos IoT. Como resultado, passa-se a ter mais autonomia, mais segurança de dados e mais capacidade de dados e capacidade de análise para processamento e também, está menos sujeito a erros.

A Fog Computing auxilia na economia de custos de transferências de dados, pois normalmente as plataformas de nuvem da IoT cobram pela quantidade de dados que aceitam.

Com a Fog Computing, a nuvem pode ser utilizada para realizar análise no sistema como um todo e pode alertar equipes sobre problemas de manutenção, permitindo:

  • Análise dos dados em tempo real;
  • Diminuir o armazenamento de dados na nuvem;
  • Melhoria da eficiência.

Deve-se lembrar, no entanto, que a tecnologia Fog Computing complementa e não substitui a computação em nuvem. Ela apenas faz o processamento por meio de um dispositivo inteligente, ou um roteador ou em um gateway inteligente para reduzir a quantidade de dados enviados para a nuvem.

Venha para o futuro!

A Grvppe é parceira da Cisco! Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores.