Veja  como o Azure pode lhe ajudar!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, a Black Friday deste ano (em 29 de novembro), será maior e com grande foco na integração entre canais físicos e digitais.

Em 2018, o evento obteve o resultado de R$3,9 bilhões no faturamento. O aumento em relação a 2017 foi de 24%¹. Para este ano, de acordo com a pesquisa, a espera é que os números sejam ainda maiores. O motivo? A intenção de compra é 58% maior em relação ao ano passado.

Dessa forma, os comércios devem estar capacitados para receber um aumento considerável de visitas não apenas em lojas físicas, mas, especialmente, em suas versões online. As segundas, por sua vez, podem sofrer instabilidade e quedas durante o período. A perda financeira média por sites fora do ar foi de R$24 milhões³ em 2018.

O crescimento nas compras realizadas de maneira digital é um fator muito observado nos últimos anos. Portanto, é de extrema importância que empresas estejam cuidadosamente preparadas para a Black Friday com antecedência. Não apenas ao migrarem para o comércio digital, como também para evitar que o grande número de acessos nos sites torne-se um prejuízo por meio de lentidão e queda de suas páginas.

Neste post, abordamos a importância de utilizar a tecnologia em nuvem durante períodos de grande números de acessos. Também damos dicas de como colocar ações que farão sua empresa sobressaltar-se em relação aos concorrentes em prática, não apenas durante a Black Friday, mas também em todos os períodos do ano. Confira!

Azure e o comércio eletrônico

Azure, a nuvem da Microsoft, permite atender às demandas crescentes, não apenas durante a Black Friday, mas também durante todo o ano, pois é adaptável à sazonalidade do seu negócio.

Dessa forma, quando a demanda aumenta – de forma previsível ou não –, empresas estão preparadas para lidar com mais clientes e transações de maneia segura e sem gastos exagerados com Azure.

Isso é possível, pois a nuvem da Microsoft é um serviço Pay As You Go. Ou seja, paga-se o que consumir e durante o período pelo qual for necessário. Como resultado, a estabilidade do site é garantida, independentemente da quantidade de tráfego que ele recebe.

O Azure permite experiências de compra personalizadas e dá aos clientes o que eles querem, resultando no impulsionamento de vendas. Entre as diversas vantagens ao utilizar os serviços estão:

  • Análise de tráfego do site;
  • Análise de taxa de conversão de pesquisa para compra;
  • Experiência de compra simples de navegar no comércio eletrônico;
  • Redução de custos de suporte;
  • Aumento da satisfação de clientes, fornecedores e vendedores por meio de portais online de autoatendimento;
  • Melhoria no gerenciamento de inventário.

Com Azure, seu negócio online é capaz de suportar uma grande quantidade de visitas com estabilidade e rapidez. Além disso, a inteligência artificial é uma grande aliada da sua empresa durante a Black Friday. Discorremos sobre o porquê a seguir.

Inteligência artificial como aliada na Black Friday

Como citamos acima, é importante preparar a infraestrutura de TI para os picos de demanda durante períodos como a Black Friday ou Cyber Monday. O Azure torna isso muito mais fácil.

A inteligência artificial permite que empresas desenvolvam novas experiências de consumo para conquistar os clientes. Especialmente durante períodos nos quais a fidelidade é volátil, o que resulta na necessidade de inovações para garantir a relevância de empresa perante os olhos do consumidor.

Portanto, possuir infraestruturas escaláveis e recursos para segurança são de extrema importância. Eles permitem acompanhar o crescimento das visitas de clientes e possíveis clientes, além de garantir que seus dados não sejam vazados.

Com isso, é possível concluir a importância e vantagens que a utilização da tecnologia em nuvem pode trazer para seu negócio durante todo o ciclo de vida dele e também durante períodos de extrema procura, como na Black Friday.

Abaixo, citamos 3 dicas de como preparar seu comércio online para lidar com o aumento de visitas com segurança e sem correr risco de quedas ou diminuição de velocidade do site. Confira!

1. Migração para a nuvem

Como citamos acima, é de extrema importância possuir soluções as quais reforcem a estrutura do site e que sejam capazes de lidar diretamente com o aumento de tráfego para impedir a instabilidade: uma das principais queixas dos consumidores durante o período de Black Friday, que pode resultar na desistência da compra.

Além disso, pesquisas indicam que pequenas e médias empresas que fazem o uso da nuvem apresentam um crescimento 16% mais rápido e negócios 21% mais rentáveis².

2. Uso de mobile

Pesquisas indicaram que durante o período da Black Friday de 2018, 66% das vendas foram realizadas por meio do celular². Portanto, é importante investir para que seu negócio garanta um acesso confortável e descomplicado para os clientes. Alguns fatores a se levar em conta são:

  • Fácil navegação;
  • Carregamento rápido;
  • Adaptação a formato e dimensões de tela diferentes.

3. Soluções por demanda

O Azure atua como um servidor online escalável que garante a estabilidade do site independentemente da quantidade de tráfego que ele recebe. Dessa forma, ao diminuir e aumentar a capacidade de acordo como que é utilizado, sua empresa não corre o risco de perder clientes durante períodos de pico como a Black Friday.

Depois, é possível retornar ao tamanho da banda que melhor atende seu negócio durante o resto do ano.

Ao oferecer o serviço Pay As You Go, o Azure é uma solução que atende às demandas do seu negócio. Ademais, com sua infraestrutura escalável e recursos inovadores, a nuvem da Microsoft garante a segurança do seu negócio e melhor experiência do usuário.

Por apresentar o Machine Learning, o Azure permite a criação de modelos preditivos que captam possíveis nuances de desempenho no site do seu negócio para evitar quedas na operação causadas por eventuais problemas ou ataques cibernéticos.

Prepare sua empresa para lidar com as alterações de fluxo de visitantes durante o período da Black Friday e garanta a estabilidade e velocidade do site independentemente da quantidade de fluxo que ele recebe com Azure!

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é parceira certificada pela Microsoft e estamos capacitados para impulsionar sua empresa rumo ao futuro por meio do Azure. Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores e saiba mais!

 

 

¹ Ebit

² Delloite

³ Sofist