A comunicação nas PMEs (pequenas e médias empresas) possui um papel fundamental, mas que por muitas vezes é negligenciado. Para qualquer negócio prosperar, a comunicação precisa estar no topo da lista de prioridades, com processos bem definidos e estruturados.

Seja uma apresentação para clientes com erros de português, um site com aspecto não profissional ou mesmo um e-mail que não transmita uma imagem corporativa, tudo isso pode comprometer relacionamentos e a conquista de novas oportunidades.

As organizações precisam ser precisas e cuidadosas no desenvolvimento e apresentação dos dados cruciais para os clientes, mas para que isso aconteça, é importante que uma cultura interna já esteja bem desenvolvida.

Investimento e retorno com comunicação nas PMEs

Em entrevista concedida ao portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, o professor da USP, Paulo Nassar, comenta que a comunicação nas PMEs precisa deixar de ser vista como desperdício de tempo e capital.

Um projeto de transformação da comunicação dos departamentos com clientes e parceiros envolve a seguinte meta: um ambiente de comunicação digital e simples, que seja transparente e acessível para o usuário.

Ferramentas que auxiliam na comunicação das PMEs

Aprimorar a comunicação não envolve apenas o departamento o profissional ou departamento responsável dentro da empresa, todos os que colaboram com a organização precisam estar empenhados.

Nesse processo, ferramentas de gestão ou mesmo de relacionamento com os clientes podem representar uma grande ajuda nesse processo.

Ferramentas como Microsoft Teams permitem que documentos, fotos, vídeos, histórico de chats e notas de reuniões fiquem lá, facilitando o trabalho em equipe.

Enquanto isso, o Microsoft Dynamics 365 CRM ajuda a determinar como se conectar e se envolver melhor com os clientes, antecipar a jornada do comprador e encontrar maneiras de atender às necessidades dele melhor do que a concorrência.

O CRM permite que você encontre os clientes com a melhor oferta e no momento certo. E aí, o que você está fazendo para melhorar a comunicação da sua PME?

Sobre a Grvppe

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de comunicação, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre a nuvem Azure, o ERP Microsoft Dynamics 365 e diversas outras soluções na falando com os nossos especialistas.