O ERP mobile, seja nativo ou híbrido, traz enormes benefícios ao unir gestão e mobilidade. Essa flexibilidade facilita e agiliza o processo produtivo de uma forma que até alguns anos atrás não era nem vislumbrada pelas empresas.

A popularidade alcançada pelos dispositivos portáteis (smartphones e tablets) na última década transformou esses aparelhos quase como em extensões de nossas vidas, mediando relações pessoais e de trabalho.

Tendo isso em vista e aproveitando essa familiaridade, diversas empresas vêm investindo em portáteis visando uma aproximação com a transformação digital nos mais diversos níveis e setores produtivos.

FACILITANDO A GESTÃO COM TECNOLOGIA

O Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) ou simplesmente ERP, é um software que oferece gerenciamento completo do negócio. Desde departamento financeiro, recursos humanos, produção, distribuição, comercial, marketing e outras etapas primordiais para sua empresa

O sistema é amplamente utilizado em diversos setores econômicos como serviços, manufaturas, indústria, agronegócio e mais.

As maiores empresas de tecnologia do mundo estão no mercado de ERP, como a Microsoft com o Dynamics 365 Business Central e a Oracle com seu Netsuite.

Cada ERP tem sua própria interface, porém todos seguem algumas premissas básicas que consistem em: armazenar e organizar as informações importantes da companhia, processar e apresentar esses dados em prol de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

AS VANTAGENS DO ERP MOBILE

Ao conhecer um pouco melhor as funcionalidades, fica mais fácil entender as vantagens em tê-las de maneira fácil e móvel, podendo estar conectado de qualquer lugar: do chão de fábrica a um celeiro de fazenda, passando por escritórios em qualquer lugar do mundo. Estando à disposição dos colaboradores, o software é continuamente alimentado e atualizado, fornecendo análises mais precisas e em tempo real.

Uma pesquisa feita pela empresa de software sueca IFS aponta que 70% dos entrevistados acreditam que o acesso ao ERP pelo celular é uma grande oportunidade para a transformação digital. Porém, somente 31% dos ERP possuem o recurso de mobilidade disponível.

INFLUÊNCIA DO ERP NA GESTÃO

A falta de opção para todas as plataformas (tanto mobile quanto desktop), é um ponto que prejudica a autonomia dos usuários que utilizam o sistema. Ao implementar um ERP mobile, todo gerenciamento do seu negócio é simplificado, seja financeiro, recursos humanos, produção distribuição, comercial, marketing e outras etapas primordiais para sua empresa.

Desta forma, ao abrir mão desses recursos disponíveis em qualquer lugar a qualquer hora, a comunicação se torna muito mais limitada, tudo isso numa época em que se comunicar com velocidade é fundamental. Isso prejudica a agilidade para gestão de negócio, diminui a flexibilidade e a qualidade de atendimento.

O ERP Mobile deixa à disposição dados estratégicos para todos os setores da sua empresa, indo do financeiro aos recursos humanos. Com ele sua empresa recebe:

Fluidez na comunicação: colaboradores e clientes passam a ter mais agilidade nas ações e respostas;

Inteligência na gestão de tempo do time: menos tempo em atividades manuais repetitivas significa mais tempo para pensar em ações estratégicas e outras melhorias internas;

Economia: com pouco tempo de implementação você consegue gerenciar os recursos que estão passando pela sua empresa e ter insights de como destiná-los mais apropriadamente.

GOSTEI, E AGORA?

Já ciente dos benefícios e vantagens que um ERP mobile pode trazer para o negócio que você gerencia ou colabora dê uma olhada nas opções que o mercado oferece e pesquise a que melhor se encaixa nas suas demandas.

É importante pontuar que o trabalho de uma consultoria pode auxiliar e acelerar esse processo de identificar quais carências da sua empresa precisam ser supridas por um ERP e qual é o software mais adequado. Pesquisas apontam que a qualidade da equipe contratada possui grande influência sobre o tempo de implantação do sistema.

Pesquise, consulte e pergunte sempre. Estar bem informado é sempre a parte mais importante do processo decisório.

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre o Microsoft Dynamics 365 Business Central e diversas outras soluções na falando com os nossos especialistas.