Você sabe como proteger suas informações privadas na web?

A tecnologia e internet são cada vez mais parte do nosso cotidiano. No entanto, quanto mais presente em nossas vidas, mais riscos corremos em ter nossa privacidade exposta, seja para campanhas de marketing, ou algo mais grave.

Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para impedir que alguma informação pessoal ou que não queremos compartilhar seja dividia com o mundo. Parece bobo, mas muitas vezes agimos sem pensar e acabamos, sem querer, expondo aquilo que não pretendíamos.

Separamos algumas dicas para atitudes que vão auxiliar, não apenas para aumentar sua privacidade, como também a sua segurança!

 Cuidado com o Wi-Fi público, um grande ladrão de informações!

Redes públicas de Wi-Fi de locais como aeroportos, shoppings etc. não criptografam o tráfego, possibilitando que qualquer pessoa conectada na mesma rede consiga acesso às suas informações.

Portanto, não divida em redes abertas informações pessoais, como:

  • Senhas;
  • Logins;
  • Dados de cartão de crédito

Caso seja necessário, utilize uma VPN (rede privada virtual) para criptografar seus dados e protegê-los.

Proteja sempre as informações dos seus dispositivos com senhas ou códigos de acesso

Especialmente os dispositivos móveis. Também não os deixe sem vigilância em lugares públicos.

Dê preferência a:

  • Senhas fortes, que não sejam sequências conhecidas ou dados básicos como datas de aniversário, nome de bichos de estimação ou número de telefone, pois esse tipo de senha é facilmente hackeada. Também é importante trocar as senhas com frequência;
  • Autenticação biométrica.

Desabilite as notificações na tela de bloqueio de seus dispositivos móveis

Não arrisque deixar informações privadas serem lidas por terceiros com facilidade. Especialmente porque algumas mensagens podem apresentar conteúdos sigilosos.

Use aplicativos de mensagens com criptografia de ponta a ponta

Muitos aplicativos fazem o uso da criptografia em trânsito, ou seja, suas mensagens são armazenadas no provedor sem estarem criptografadas, de forma que não só o provedor pode acessá-las, como também, caso ele seja invadido, criminosos também.

Um exemplo deles é o WhatsApp.

Verifique as configurações de privacidade das suas redes-sociais

Normalmente, as configurações padrões das redes sociais deixam suas informações públicas. Ou seja, qualquer um pode ter acesso a elas.

Para evitar desgaste, vá nas configurações e avalie com cuidado quais pretende deixar privadas, acessíveis apenas para amigos ou públicas. Nesse caso, menos é mais!

Não publique seu endereço de e-mail e telefone pessoais

Caso necessite divulgar contatos, faça apenas com os profissionais. Dessa forma, não terá contato desnecessários na sua vida privada, além de oferecer mais segurança.

Não armazene informações privadas em armazenamentos públicos

Serviços online criados para armazenar informações não são indicados para dividir informações pessoais, como:

  • Senhas e logins;
  • Documentos digitalizados;
  • Documentos de bancos e afins;

Caso queira salvá-los ali, o faça por meio de arquivos criptografados para não correr nenhum risco.

Pesquise sobre a segurança de ceder permissões para aplicativos acessarem suas informações

Alguns aplicativos realmente precisam de acesso à sua câmera, microfone e localização para funcionarem. No entanto, o número de aplicativos que buscam essas informações para traçar perfis para ações de marketing (ou pior) é imenso.

Tenha cuidado sempre que for permitir que eles tenham acesso às suas informações pessoais e busque saber o motivo deles precisarem desse acesso.

A Grvppe se preocupa com a sua segurança sempre!

Para mais métodos de proteção, clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores!