Com a bagagem de ser um dos setores mais bem sucedidos e longevos da economia, o mercado imobiliário está em constante transformação: cresce a demanda por dinamicidade e pela excelência na qualidade de atendimento ao cliente. Nesse contexto, utilizar uma ferramenta de ERP no Mercado Imobiliário que torne a gestão do negócio mais eficiente pode ser um grande diferencial.

O QUE FAZ EXATAMENTE UM ERP

Um ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução livre) é um conjunto de ferramentas que oferecem soluções de gestão para os mais diferentes tipos de negócio. Essa plataforma conecta os diversos setores de uma empresa e inclui funcionalidades que vão desde financeiro até a gestão operacional efetiva.

A partir disso, o ERP também é capaz de automatizar e parametrizar rotinas que são diárias na gestão de uma empresa. Essa dinâmica permite produção de relatórios e insights em tempo real para nutrir e agilizar os processos de tomada de decisão dentro da companhia.

COMO UM ERP PODE SER ÚTIL NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Apesar de ser um setor que está na dianteira em diversos outros aspectos, como no atendimento ao cliente, existe ainda no mercado imobiliário uma certa resistência à inovação.

Principalmente, no que tange soluções para transformação digital. A entrada de novos players nos últimos anos causou uma grande mudança no mercado e agora quem estava mais para trás precisou se adaptar.

No contexto do mercado imobiliário, um ERP pode ajudar a amenizar ou mesmo solucionar diversos gargalos existentes na operação das empresas, como:

  • Ajudar na organização e integração de dados: tornando mais ágeis as tarefas da administração e da corretagem de imóveis melhoria na compreensão de informações estratégicas o auxiliando o gestor na sua tomada de decisão
  • Contribuição do ERP para a rentabilidade de uma imobiliária: o simplificando as tarefas de gestão financeira
  • Módulos com funcionalidades que otimizam atividades: o rotinas de locação, vistoria de imóveis, gestão de contratos, transferências de notas fiscais, régua de cobranças, elaboração de acordos, conciliação bancária, entre outras.
  • Garantia de agilidade e estratégia para os negócios: o possibilitando o direcionamento de esforços e mão de obra para a ampliação de mercados e receitas
  • Tornar menos burocrática a relação entre locatários e inquilinos: a agilidade proporcionada por um ERP garante um diálogo mais direto e dinâmico entre as duas partes

COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO?

Primeiramente, é necessário olhar para dentro do seu próprio negócio e fazer algumas perguntas. Quais são as prioridades do seu negócio? Que processos-chave devem ser otimizados? Qual o estágio de maturidade da sua empresa?

A partir das respostas extraídas nesse mergulho interno na organização, é possível escolher de forma muito mais acurada o ERP mais adequado. Se bem realizado, esse processo economiza tempo de projeto e, consequentemente, recursos durante os próximos passos de implementação do sistema.

Existem diversos ERP’s excelentes e eficientes no mercado. Porém, como todo produto, cada um possui seus próprios pontos fortes e fracos. O importante é conseguir encontrar o sistema que possui mais fit com as demandas da sua empresa.

O MICROSOFT BUSINESS CENTRAL PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO

Uma das opções de ERP mais bem-conceituadas do mercado é o Microsoft Dynamics 365 Business Central. A solução da Microsoft possui particularmente um bom encaixe com o mercado imobiliário. Isso já começa no uso de ferramentas do Office (como Excel e Power Point) amplamente utilizadas no setor.

Com a implementação do Business Central, é possível uma integração completa junto a essas ferramentas e ao Power Platform. Tudo isso hospedado na Microsoft Azure Cloud, um serviço de nuvem de excelência com milhares de engenheiros responsáveis pela estabilidade, manutenção e melhoria do sistema.

Essa ferramenta oferece uma ótima oportunidade aos gestores do setor para moldar e aperfeiçoar a solução de acordo com as demandas pertinentes a esse mercado.

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre o Microsoft Dynamics 365 Business Central e diversas outras soluções na falando com os nossos especialistas.