Escolha a melhor opção para o seu negócio.

Já ouviu falar de Acess Point ou Repetidor? Confira as diferenças entre eles.

Para conectar à Internet, é necessário um aparelho muito conhecido hoje em dia: o modem. Por consequência ele é utilizado para conectar um ambiente externo a um interno. Mas o modem não é o único dispositivo encontrado no mercado para manter-se online.

Existem diversos produtos como roteadores para conexões de wi-fi e até equipamentos mais modernos, como o acess point. Mas, qual é a diferença entre eles?

Qual é o dispositivo ideal para o meu negócio? É o que veremos a seguir.

Como funciona um modem?

modem

Com o modem é possível conectar seu computador desktop de maneira simples. Porém, ele funciona somente em computadores de mesa ou outros dispositivos que sejam possíveis realizar conexões via cabo.

Por isso, o roteador é um aparelho que vem sendo muito utilizado em ambientes residenciais, pois é a ponte entre o modem e o notebook/celular/ tablet ou qualquer equipamento que precise de internet sem fio.

O roteador recebe a conexão por uma operadora (Rede WAN) e distribui para o ambiente interno. Ou seja, todos os dispositivos encontrados no ambiente (Rede LAN). Além disso, ele possuí algumas funcionalidades importantes como servidor de Firewall (segurança entre os dados trafegados da rede local para a rede externa – somente os dados autorizados são compartilhados), servidor DHCP e DNS, entre outros.

A facilidade do Modem-router

internet

Já existe também a opção de um modem que também é roteador, conhecido como modem-router, muito utilizado pelas empresas que oferecem o serviço de Internet. O modem-router pode ser utilizado tanto para conexões locais quanto para distribuir o acesso via wireless.

O modem-router simplificam por ser um aparelho só, são práticos, econômicos e de simples instalação. Porém, ele pode prejudicar sua experiência dependendo dos recursos que você utiliza na internet como stream, jogos, vídeos ou qualquer função que necessite alto desempenho na conexão.

Por ele ter antenas pequenas, a velocidade e distância da internet acabam sendo prejudicadas. O aparelho acaba sendo desvantajoso, pois há grandes limitações. O ideal é que utilize o modem-router somente como modem e tenha um aparelho dedicado para rotear a rede de internet.

Outra opção: o repetidor Wi-fi

repetidor wifi

Outra opção é o repetidor de Wi-fi. O repetidor é um equipamento que serve para repetir uma rede. Ele absorve eletricamente o sinal do roteador e amplifica o mesmo. Sendo assim, aumenta a área que a internet consegue ser alcançada.

Porém, existem algumas desvantagens como aumento de ruído local devido ao aumento de interferência, diminuição da velocidade de conexão e outras limitações que prejudicam o desempenho.

O Acess Point Wireless

acess point da cisco

O Acess Point é um aparelho que  recebe o sinal de rede via cabo UTP e é utilizado para aumentar a cobertura da internet onde o roteador comum normalmente não chega. Assim sendo muito utilizado em ambientes corporativos, onde é preciso da alta capacidade para não prejudicar as tarefas diárias de colaboradores.

O acess point consegue oferecer grande alcance em uma conexão mais rápida que as outras opções do mercado.  Ao passo que a forte potência do aparelho suporta aplicações mais complexas como voz, vídeo, stream e gerenciamento na nuvem.  Ao mesmo tempo que possibilita o gerenciamento dos acessos.

Um exemplo desse recurso é quando vamos em algum estabelecimento que precise de cadastro para acessar a rede de wi-fi. Ou seja, comporta grandes acessos em diversos dispositivos e de forma controlada, sem prejudicar a velocidade. Rapidez, conexão inteligente e simplicidade.

Qual é o aparelho ideal? Depende da sua necessidade.
Se sua empresa precisa de uma conexão mais segura e rápida conte
com a Grvppe para analisar sua necessidade e realizar a troca.
Saiba mais clicando aqui.