Uma queda de servidor ou instabilidade do sistema geram perdas bastante significantes, sejam financeiras ou de produtividade da empresa. Um expediente inteiro da sua equipe sem poder produzir ou trabalhando com limitações, causa atrasos nas tarefas do dia a dia, na entrega de projetos e em todo planejamento da empresa.

A opção por um servidor local ou na nuvem não exerce uma grande influência em estar mais propenso ou não a quedas. Isso porque cada solução possui suas vantagens e vulnerabilidades.

Queda do Amazon Web Services

Algo que aconteceu recentemente, foi a instabilidade nos servidores da nuvem da Amazon (AWS). Com seu pico de instabilidade na última terça-feira (7), essa falha no servidor causou instabilidade ou queda na operação de diversos serviços de delivery, streaming, jogos e diversos outros aplicativos.

O evento teve impacto mundial e registrou um pico de mais de 11.300 queixas durante o dia todo. Ocorreram reclamações em diversos países, incluindo o Brasil.

Os principais motivos das quedas de servidores

As motivações para uma queda de servidor podem ser extremamente diversas e podem variar de acordo com o tipo de serviço que sua empresa utiliza.

Veja a seguir algumas situações que podem causar de instabilidades a perdas de dados mais graves do seu sistema:

Acidentes ou condições climáticas

Essa ocorrência afeta principalmente servidores que ficam localizados dentro das próprias empresas. Manter uma estrutura dessas é complexo e a escolha por armazená-la em suas próprias instalações demanda investimento e planejamento.

Isso porque ocorrências de incêndios, temperatura inadequada e umidade podem danificar a estrutura de equipamentos e comprometer seus dados. Os custos da recuperação podem ser bastante altos e algumas perdas podem ser irreversíveis.

No momento de decidir com qual infraestrutura de data center físico local é fundamental considerar se vale a pena migrar para uma estrutura de data center na nuvem.

Problemas com as fornecedoras do sistema

Esse foi o caso dos clientes que utilizam AWS nesse mês. Nesse modelo, os dados da sua empresa são hospedados por empresas terceirizadas, ela cuida de toda manutenção da estrutura, além de ficar responsável pela reparação de danos e de eventuais falhas.

Para identificar possíveis falhas e inconsistências com mais rapidez e pode agilizar a tomada de atitude, sua empresa pode manter uma ferramenta ou time de suporte que monitore em tempo real a situação do servidor.

Problemas de segurança

Situação que se tem se tornado cada vez mais comum, a invasão de hackers pode causar um grande estrago financeiro e de confiança no seu sistema.

É sempre importante manter todos os sistemas e defesas atualizadas, mas o fundamental é reforçar constantemente as políticas de segurança da empresa. A explicação para isso é que grande parte das invasões e falhas de segurança são exploradas por meio de brechas geradas por erros humanos.

Como agir em caso de queda de servidor

Agora que você já conhece algumas razões para instabilidades, o que fazer quando o servidor da sua empresa enfrenta problemas? Veja algumas das alternativas que podem ser seguidas para lidar com o problema:

  • Repassar as políticas de segurança da sua empresa;
  • Entrar em contato direto com a provedora do seu servidor, é indicado que você já tenha uma relação consolidada com um profissional do suporte que possa te auxiliar;
  • Caso seu data center seja local, é necessário ativar o plano de reparação de danos e controle do ambiente.

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre nossas soluções de segurança digital. Fale com os nossos especialistas.