Dicas para evitar ataques cibernéticos são muito interessantes para empresas, gestores e funcionários. Isso porque algumas empresas importantes do setor automotivo, medicina e saúde, frigorífico e financeiro sofreram com esse tipo de ataque no Brasil em 2021.

Ataques cibernéticos proporcionam grandes danos e em um período curto. Esses ataques geram altos custos para que o restabelecimento do sistema seja efetivado. Além disso, a dúvida sobre o restabelecimento dos sistemas após o ataque causa graves prejuízos à imagem da empresa.

Um fato novo, que não estava na equação até recentemente, está relacionado a Nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Caso ocorra o vazamento de dados de clientes, parceiros ou fornecedores, o caso pode acabar sendo criminalizado pela justiça.

Veja a seguir algumas formas de ataques utilizadas pelos criminosos e confira algumas dicas para evitá-los.

Ataques do Tipo Ransomware

Os ataques ransomware são um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma forma de bloqueio. Com o sistema da vítima basicamente tomado como refém, os criminosos cobram resgates em criptomoedas.

Como ocorre um ataque de Ransomware?

Os criminosos podem usar qualquer meio digital para se infiltrar nos sistemas, seja por:

  • e-mail;
  • anexos de site da web;
  • aplicações de negócios;
  • mídias sociais;
  • unidades USB;
  • entre outros mecanismos de transmissão digital.

Um grande problema é que o ataque somente é percebido quando já infectou e está ativo no sistema. Sistemas mais atualizados e inteligentes podem perceber automaticamente comportamentos incomuns e isolar um servidor infectado em quarenta, por exemplo.

Os sistemas da Microsoft sofreram recentemente com uma brecha de segurança chamda “wannacry”, que foi bastante explorado por criminosos para ataques ransomware. O problema já foi 100% corrigido pela Microsoft, porém muitas empresas ainda não realizaram as atualizações em seus sistemas para incrementar a segurança.

Crescimento de Ataques Cibernéticos Durante a Pandemia

As ameaças cibernéticas estão entrando cada vez mais no foco de investimentos das empresas, o estudo anual da IT Snapshot apontou que mais da metade das empresas pretendem aumentar esse investimento para 2022.

Confira quais são as principais causas de infecções por ransomware:

  • spam ou e-mail;
  • práticas do usuário;
  • falta de treinamento em segurança cibernética;
  • senhas fracas;
  • reporte de caça-clique.

Esse investimento tem uma motivação fundamental, o impacto e o prejuízo de uma ataque dessa natureza é enorme. Isso porque além do possível valor pago aos cibercriminosos para liberação do sistema, o tempo de inatividade pode se gerar um prejuízo de milhares ou até milhões de reais em perdas de receita e produtividade.

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre nossas soluções de segurança digital. Fale com os nossos especialistas.