Com as transformações para o mercado de trabalho que os últimos dois anos trouxeram, o modelo de trabalho híbrido está sempre entre os mais debatidos e tomado por muitos como a grande tendência para os próximos anos.

Seja no momento da contratação, ou mesmo na retenção de talentos, a modalidade (presencial, remoto ou híbrido) de trabalho da empresa se tornou assunto central nas negociações com colaboradores.

Se pelo lado da mobilidade e flexibilidade, o trabalho híbrido traz enormes vantagens, os desafios para a produtividade são igualmente grandiosos.

Foi pensando nisso que a Microsoft se juntou ao Linkedin para se debruçar sobre essa questão e pensar em soluções que tornem o trabalho híbrido

Para isso, diversos líderes e profissionais em posições de tomada de decisão foram ouvidos para a pesquisa. Confira esse artigo até o final para saber qual foi o resultado desse estudo.

O Paradoxo do Trabalho Híbrido e a “Grande Remodelação”

A Microsoft realizou uma pesquisa bastante estruturada com seus funcionários para conhecer suas opiniões sobre o trabalho híbrido.

O que se aprendeu nesse levantamento, realizado com funcionários de mais de 100 países ao redor de todo o mundo, é que embora o trabalho híbrido seja entendido como complexo, abraçar a flexibilidade e uma cultura de confiança tem potencial para ser muito bem-sucedida.

Pesquisas internas da própria empresa revelarem que a confiança dos funcionários e o suporte dos superiores está no nível mais alto de todos os tempos. O grande desafio e conseguir transportar essas tendências do trabalho remoto para o trabalho híbrido.

Ainda de acordo com o Work Trend Index, cada pessoa opera de uma forma diferente, buscando diferentes formas de obter seus resultados. 58% dos funcionários que planejam passar mais tempo no escritório ou mais tempo em casa tem por objetivo principal: estar mais focado no trabalho.

Microsoft Teams e Como a Tecnologia Pode Ajudar o Trabalho Híbrido

Foi nesse contexto que a Microsoft e o Linkedin resolveram navegar pelos desafios e oportunidades do trabalho híbrido para cada organização.

É exatamente a tecnologia que permite a empresas, funcionários e clientes transcender as barreiras físicas para ter acesso completo quando e de onde quiser.

O Microsoft Teams é uma solução que oferece muitas ferramentas que ajudam a melhorar essa experiência. Confira alguns recursos que visam deixar o dia a dia das empresas muito mais fluido, não importa qual forma de trabalho esteja sendo adotada.

Ajudando Toda Empresa a Ter Melhores Reuniões Híbridas

As reuniões híbridas são um forma até então muito mais incomuns no mercado de trabalho, elas demandam uma nova abordagem em sua condução e estrutura. Isso para que todos os participantes tenham a possibilidade de colaboração em pé de igualdade, não importa onde eles estejam sentados.

Para ter sucesso nessa empreitada, algumas novas normas culturais das reuniões online são fundamentais. Entre elas estão:

  • Garantir que as pessoas que estão presencialmente no escritório tenham um dispositivo de áudio centralizado em reuniões híbridas;
  • Encorajar todos a entrar na sala de reuniões do Team com a câmera ligada;
  • Apontar um moderador que possa facilitar a conversa e monitorar o chat;
  • Utilizar o recurso de levantar a mão;
  • Participantes apenas ligarem o microfone quando forem falar.

Pensando em melhorar ainda mais a experiência dos usuários, a Microsoft desenvolveu novos recursos e promoveu mudanças no Teams. Veja a seguir.

Inovações do Teams

microsoft teams linkedin trabalho híbrido inteligência artificial

Essa nova onda de inovação promovida pela Microsoft no Teams inclui um novo formato de fazer reuniões com todos os participantes com a câmera ligada. Nesse modo, um sistema de inteligência artificial permite identificar e focar em qual participante está falando a partir do áudio, movimentos e gestos detectados pela câmera.

Uma outra inovação também voltada para melhorar a experiência das reuniões híbridas. Nela cada participante presente em uma sala de reuniões poderá ter sua própria janela de reunião no Teams, melhorando a experiência dos que estão participando remotamente.

Por fim, agora o Teams também conta com o reconhecimento de pessoas em uma sala de reuniões. Dessa forma, após devidamente reconhecidos, os participantes terão seus automaticamente incluídos no display do aplicativo.

SOBRE A GRVPPE

GRVPPE é uma empresa tecnológica antenada com as novas tendências de tecnologia , sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre o Microsoft 365, suíte de soluções que contém o Microsoft Teams, falando com os nossos especialistas.