Com menos de um ano de atividade, o Pix já transformou completamente a forma como são feitas as transações bancárias no Brasil.

Em junho de 2021, a plataforma já havia superado o número de 2 bilhões de transações e mais de R$1 trilhão foi movimentado, de acordo com o Banco Central.

Nesse processo acelerado de digitalização das finanças, uma das principais dúvidas que surgiram no mercado dizem respeito a como a nova ferramenta afetará o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema integrado de Gestão Empresarial), quais os benefícios, o que muda, como ficam os processos de contas a pagar e receber, prazos, entre outros.

É natural que as soluções se adequem para uma integração entre Pix e ERP, criando processos cada vez mais otimizados.

Algo muito interessante durante esse processo foi que, antes mesmo do lançamento do Pix, o Banco Central já havia liberado em seu perfil do GitHub a Api para facilitar a integração.

Como funciona a Api no ambiente do ERP

Por meio de integração das APIs e a disponibilização do módulo no ambiente do ERP, no formato bank as a service (BAAS).

O grande diferencial para os clientes é que eles passam a ter acesso a soluções e serviços bancários de forma facilitada e online, dentro do seu ambiente de gestão diária.

Integração Pix e ERP: apontando para o futuro

O PIX deve revolucionar os processos de vendas e otimizar a organização do fluxo de caixa, garantindo mais controle e eficiência às organizações.

Por meio de integração com as instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central (BaCen), os sistemas ERP podem ser programados para realizar o gerenciamento das chaves de acesso dos clientes que utilizarem a ferramenta.

Assim, a realização de processos de recebimento de pagamentos instantâneos no ERP será permitida, por meio da conexão entre a instituição e o BaCen.

Microsoft Azure e Pix: abordagem inovadora para gerar valor

O comentário da General Manager da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, mostra o que a integração entre Azure e Pix pode trazer de diferencial:

“A proposição de valor da Microsoft traz a alta performance da plataforma de nuvem do Azure para os módulos do PIX, agilizando o processamento de transações com alta eficiência operacional, proporcionando um apurado controle financeiro das transações, garantindo a conformidade regulatória.”

Potencial ampliado para geração de negócios

O Pix trouxe a possibilidade para o setor financeiro se reinventar, com a criação de produtos e serviços mais inteligentes.

Consequentemente, as transações instantâneas tornam a operação dos ERPs muito mais dinâmicas, garantindo uma visualização em tempo real que não era possível anteriormente.

Isso favorece que as empresas trabalhem e inovem de forma a ampliar e escalar seus negócios.

Segurança com Microsoft Azure

A estrutura robusta do Azure, ao trabalhar em parceria nativa com o Microsoft Dynamics 365, garante uma segurança inteligente e centralizada.

Oferecendo produtos e serviços inovadores em monitoramento e segurança tecnológica, a arquitetura de referência do Azure para o PIX facilita a gestão e a proteção dos certificados utilizados na comunicação com o SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos) do Banco Central.

Sobre a Grvppe

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre a nuvem Azure, o ERP Microsoft Dynamics 365 e diversas outras soluções na falando com os nossos especialistas.