Quem acompanha as notícias, seja por qual meio for, certamente já está ciente do risco de desabastecimento enérgico que o Brasil atravessa. Superar essa crise energética com o Azure pode facilitar muito a sua vida.

Contextualizando o cenário, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a previsão de atendimento de energia no Brasil permanecerá “sensível” até novembro. Haverá acionamento das usinas termelétricas, que resultarão no encarecimento da conta de luz para o consumidor final.

Isso tudo ocorre em um momento de potencial crescimento das atividades de comércio e serviços, devido a um eventual arrefecimento da pandemia de Covid-19.

Impacto da crise energética para as empresas

Em nota divulgada em julho, o ONS afirmou que “embora o estudo indique que até o fim de 2021 a situação permanecerá sensível, o Operador está acompanhando os desdobramentos das ações já em curso e atuando dentro de suas atribuições para aumentar a oferta das fontes de energia e garantir que não haja a suspensão do suprimento elétrico”.

Apesar dessa afirmação, estudos externos já consideram os impactos que a falta de energia poderia causar na economia do país e como afetaria empresas dos mais diversos segmentos.

De acordo com um relatório do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), uma crise hídrica e energética grave poderia causar a paralisação de 59% das pequenas e médias indústrias brasileiras. No caso da instituição de um racionamento de energia, 80% das PMEs teriam prejuízos, sendo que 48% delas teriam despesas consideradas altas.

Estar preparado para todos os horizontes que se apresentam é ponto fundamental do planejamento de todas as empresas com atuação no Brasil. Vamos ver como é possível amenizar ou mesmo superar a crise energética com o Azure.

Crise Energética e o Azure

A implementação do Microsoft Azure, junto a outras soluções da empresa, apresenta diversos benefícios e vantagens. Entre elas, destaca-se a possibilidade da atualização tecnológica de diversos serviços.

Em momentos de crise, um enorme diferencial é a redução de custos que a solução é capaz de proporcionar. Seja na infraestrutura, com a diminuição do consumo de energia elétrica, ao substituir os servidores físicos pela nuvem.

Otimizar a eficiência energética das operações é uma das prioridades da Microsoft dentro do desenvolvimento da plataforma Azure. Isso porque abraçar a conservação e eficiência energética não é apenas um projeto para momentos de crise, mas para o futuro.

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre plataforma Azure e diversas outras soluções falando com os nossos especialistas.