Você já ouviu falar em Machine Learning, também conhecido como Aprendizado de Máquina ou Aprendizado Automático? Saberia dizer qual é a diferença entre ele e Inteligência Artificial?

Machine Learning é uma tecnologia que vem sendo muito desenvolvida nos últimos anos e já está trazendo mudanças significativas para a vida não só das pessoas, mas também das empresas, o que faz com que seja uma ótima hora para você se atualizar e aprender um pouco mais sobre o tema e como você pode usá-lo!

1. O que é Machine Learning?

Bom, antes de mais nada é importante explicarmos brevemente o que é esse tal de Machine Learning e qual a sua relação com a Inteligência Artificial, não é mesmo? Se você já se sente devidamente familiarizado com o tema, talvez queira pular direto para o nosso próximo tópico.

O conceito de Machine Learning provavelmente é muito mais antigo do que você imagina, já que ao que tudo indica ele foi cunhado pela primeira vez lá em 1959, por Arthur Samuel, um cientista da computação dos Estados Unidos. Se quisermos, poderíamos ir até mais longe nessa história, já que a humanidade já pensava há muito na possibilidade de máquinas inteligentes, mas aí a conversa fica um pouco mais complexa e longa.

Arthur Samuel, criador do conceito de Machine Learning.

Arthur Samuel definiu Machine Learning como algo que dá aos “computadores a capacidade de aprender sem que sejam explicitamente programados”; se você ficou curioso sobre esse tabuleiro de damas, recomendamos que leia mais sobre o cientista.

O Aprendizado de Máquina é um conceito que pertence ao campo da Inteligência Artificial, não o contrário, e ele foi definido por Samuel como algo que dá aos “computadores a capacidade de aprender sem que sejam explicitamente programados”, uma capacidade de aprendizado autônomo e independente. Ou seja, primeiro começamos a pensar nessas tais possibilidades de máquinas inteligentes e, eventualmente, essa ideia progrediu para o ponto em que as máquinas não seriam “simplesmente” inteligentes, mas capazes de se aprimorar e aprender sem que seja necessária a interferência humana!

Essa ideia incrível, e cada vez mais real, pode assustar muita gente em um primeiro momento, e não são medos bobos, embora, no presente, ainda sejam infundados. E é justamente assim que os queremos, certo? Aqui nesse blog, já fizemos uma reflexão interessante sobre Inteligência Artificial e a importância das ciências humanas para o seu desenvolvimento, algo diretamente atrelado a esse tipo de discussão. Você pode checar o artigo aqui.

Agora, retomando o fio da meada com o conceito básico do que é Machine Learning em nossas mentes, qual é a diferença dele para Inteligência Artificial? Não seria parte de toda inteligência a capacidade de aprender? Embora possamos pensar que sim em um primeiro momento, devido à nossa experiência humana, a verdade é que não, e isso é algo que se observa, em maior ou menor grau, na biologia, em outros animais; é um tema que foi tratado no livro Wild Minds, de Marc Hauser, sobre o qual você pode ler um pouco mais aqui.

Machine Learning

A capacidade de aprender não é inerente a toda inteligência, eis a grande diferença entre Machine Learning e Inteligência Artificial.

Thufir Hawat, Mentat de Duna

“Como assim não teremos mentats no futuro?”, pergunta um incrédulo Thufir Hawat, personagem do livro e filme Duna.

Justamente ao fazermos essa distinção entre o atributo “inteligência” e a habilidade “aprendizado” é que chegamos à diferença entre Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Nem toda Inteligência Artificial precisa ter habilidades e características tipicamente humanas, como é o caso dos muitos objetos inteligentes que vemos hoje em dia, mas conforme entramos no campo do Machine Learning, essas inteligências artificiais vão ficando cada vez mais próximas a uma inteligência como a nossa, ao menos em alguns aspectos, já que um humano a princípio nunca será tão bom em computar dados quanto uma máquina (para a tristeza dos possíveis fãs de Duna que estejam lendo este texto, desculpa Herbert).

Com isso estabelecido, chegamos à síntese de que qualquer tecnologia que envolva Machine Learning é um sistema de Inteligência Artificial, mas nem toda I.A. envolve Machine Learning.

Se fosse de nosso interesse, ainda poderíamos ir muito mais fundo no tema, inclusive para falar sobre os diferentes tipos de Aprendizado de Máquina que existem, mas com isso correríamos o risco de nos alongar demais. Portanto, deixo aqui a indicação desse artigo para os interessados e partamos para o próximo tópico!

2. Machine Learning e Empresas

Em um mundo como o nosso, uma grande parte – se não todos – os avanços tecnológicos estão ligados em algum grau com atividades financeiras e empresariais, é algo quase endêmico ao sistema que rege nossa sociedade, e, inclusive, muitos dos avanços no campo da Inteligência Artificial e Machine Learning vêm justamente de empresas de tecnologia. Justamente por isso, já podemos observar muitos casos de Aprendizado Automático sendo usado por diferentes empresas para os mais diversos fins.

Sem entrarmos em detalhes ou casos específicos, vamos enumerar aqui alguns dos usos que você pode dar a essa tecnologia:

  • Detecção de Fraudes;
  • Sistemas de Recomendação;
  • Mecanismos de Busca;
  • Sistemas de Vigilância em Vídeo;
  • Reconhecimento de Manuscritos;
  • Processamento de Linguagem Natural para Assistentes Virtuais;
  • Bots de Serviços diversos;
  • Segurança na área de TI;
  • Análise de Dados;
  • Manutenção Preditiva;
  • Detecção de Anomalias;
  • Previsão de Demandas;
  • Organização Logística;
  • Robôs e Veículos Autônomos;
  • E muito mais!

Pois é, é muita coisa, né? Muitos desses usos são autoexplicativos, mas se você quiser, pode ler um pouco mais sobre eles e mais outros aqui nessa matéria. A verdade, é que é uma área em expansão e cabe às pessoas imaginarem e concretizarem novos usos para o Aprendizado de Máquina.

Em meio a tudo isso, é possível afirmar que um dos usos mais comuns do Machine Learning por empresas é na automação de algumas de suas atividades, o que acaba permitindo a elas liberar os seus trabalhadores de funções geralmente mais mecânicas, para que então possam focar sua atenção e esforços em áreas mais delicadas.

É fácil encontrar a tecnologia no nosso dia a dia, e provavelmente o lugar mais evidente onde isso acontece é o e-commerce. Nele, é comum que sejam usados sistemas de I.A. com capacidade de Aprendizado Automático para descobrir cada vez mais informações sobre diferentes usuários e, assim, fazer melhor indicações de produtos para essa pessoa, mostrando anúncios que não só terão mais sucesso na hora de engajar a pessoa, mas que provavelmente estarão mostrando algo pelo qual ela realmente se interessa.

Além disso, embora seja mais difícil de notarmos como usuários, a tecnologia ainda é usada também para ajudar com precificação, aperfeiçoamento de ferramentas de busca, proteção contra fraudes e muito mais, como você pode ver de maneira um pouco mais detalhada nessa matéria. Tudo isso, é claro, antigamente precisaria ser feito e analisado por pessoas, muitas delas provavelmente, dependendo da quantidade de dados com a qual se está trabalhando, mas agora esses processos podem ser automatizados – pelo menos em grande parte.

Machine Learning e E-commerce

É fácil encontrar a tecnologia no nosso dia a dia, e provavelmente o lugar mais evidente onde isso acontece é o e-commerce, seja como chatbots, analisando dados ou protegendo transações, o Machine Learning está revolucionando a área.

Ao procurarmos, encontraremos muitos outros exemplos por aí, eles vão surgindo cada vez em maior número conforme a tecnologia se expande e alcança mais e mais instituições e pessoas. Se quiser ver alguns casos pontuais, esse breve texto aborda exemplos nos setores automotivo, energético, varejista, financeiro e mais alguns outros.

Como podemos ver, esse é um tema grande e ainda em expansão, um exemplo claro disso é o fato de terem 76 palestras no Ted Talk que envolvem, em algum nível, o tema.

Você e a sua empresa podem ter acesso fácil à tecnologia através do Azure, a nuvem da Microsoft, e aqui na Grvppe estamos preparados para te ajudar com isso, caso tenha interesse é só entrar em contato conosco.

Antes de nos despedirmos, convido-o a dar uma olhada rápida no nosso último, e breve, tópico, mostrando um pouco do que o Machine Learning está fazendo por nós em meio à pandemia.

3. Machine Learning e a Pandemia de Covid-19

Para finalizar rapidamente o nosso texto, achei que seria interessante mostrar um pouco do que está sendo feito com Machine Learning para ajudar em meio à pandemia de Covid-19, vão ser alguns links e exemplos, que nos ajudam a entender ainda mais as capacidades dessa tecnologia e, quem sabe, não incentive a sua criatividade a pensar em novos ou adaptados usos para ela, não é mesmo?

Machine Learning contra Covid-19

A tecnologia é uma de nossas maiores aliadas na luta contra a pandemia e o Covid-19.

Já foi pontuado que a análise de dados é um dos maiores trunfos por trás de uma Inteligência Artificial, especialmente uma com Aprendizado Automático, não é mesmo? Pois então, olha só o que estão fazendo com a tecnologia para ajudar com a pandemia:

  • Busca por Tratamento: Sim! Algoritmos estão sendo usados por cientistas de dados para tentar ajudar a encontrar uma cura, ou vacina, para a doença.
  • Mineração de Texto: O que seria isso? Bom, desde que a pandemia começou, a produção acadêmico-científica acerca do tema tem sido gigantesca, e ela não para! Por isso a Casa Branca lançou um chamado para que cientistas de dados desenvolvam um algoritmo que ajude a filtrar, relacionar e identificar temas e assuntos relevantes em meio a toda essa produção.
  • Monitoramento de Distanciamento Social: Através de câmeras e algoritmos de I.A. com capacidade de aprendizado, estão surgindo softwares que permitam monitorar a distância entre as pessoas, de forma a ajudar a evitar mais contágios, e isso está sendo feito de diversas formas.
  • E muito mais! Seja com a manipulação de dados e o auxílio em diagnósticos, ao criar sistemas de rastreamento da doença e de pacientes, com robôs ou muitas outras ideias que estão surgindo e sendo desenvolvidas, a verdade é que o Machine Learning está ajudando, e muito. Você pode ler sobre alguns deles aqui e aqui.

* * *

Bom, espero que esse artigo tenha o ajudado a entender um pouco mais sobre esse tal de Machine Learning e todo o seu potencial, seja para empresas, seja para nos ajudar em emergências como a da pandemia. Lembrando que se você quiser começar a pensar em algum projeto para implementar essa tecnologia na sua empresa ou instituição, você pode vir falar com a gente, aqui na Grvppe.

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica focada em soluções para empresas, com as quais buscamos impulsionar sua transformação digital. Somos parceiros da Microsoft há mais de 20 anos e já chegamos a desenvolver soluções próprios a partir dos recursos encontrados no Azure. Venha conhecer um pouco mais sobre nós e o que podemos fazer por você aqui no nosso site.