Os investimentos mundiais em TI irão crescer 5,1% em 2022, de acordo com as previsões da consultoria Gartner.

No total esses gastos devem totalizar U$ 4,5 trilhões nesse ano, com o crescimento puxado pela recuperação econômica e expansão do mercado digital, apesar dos potenciais impactos negativos da variante Ômicron.

Um aspecto interessante diz respeito ao crescimento do mercado de softwares e aplicações corporativas em nuvem. Esse mercado que em 2020 se tornou maior do que o mercado sem nuvem, possui tendência de alto crescimento para os próximos anos.

Até 2025, é esperado que esse mercado de cloud atinja o dobro do tamanho em relação ao mercado que está fora da nuvem. As empresas estão dando grande importância à computação em nuvem, principalmente a respeito da atualização para estruturas de modelos de software como serviço (SaaS), tornando as organizações mais flexibilidade e agilidade.

Ao longo de 2022, é esperado que a computação em nuvem seja responsável por quase todo o crescimento de gastos no segmento de software corporativo.

Confira abaixo quais são as principais tendências de investimento em TI para esse ano.

O melhores investimentos em TI para 2022

Por que o investimento em TI deve ser prioridade para qualquer empresa?

As empresas que fazem investimentos estratégicos e inteligentes tornam-se mais competitivas, inovadoras e eficientes. Negligenciar a gestão e o investimento nesse setor pode significar a diferença entre sucesso e fracasso no mercado atual.

Análise de dados em tempo real

A possibilidade de analisar dados em tempo real permite um visão mais precisa sobre os processos de trabalho da sua empresa. Além de garantir agilidade nas ações e nos processos de tomada de decisão.

Em um mercado que se torna mais a competitivo a cada ano, coletar dados e analisá-los em tempo real proporciona uma empresa mais automatizada e dinâmica em suas movimentações no mercado.

Por essa razão, o setor de coleta e análise de dados continuar sendo um dos melhores investimentos na área de tecnologia em 2022.

Foco na mentalidade preventiva

Lidar com imprevistos e a necessidade de “apagar incêndios” faz parte do cotidiano da área de TI de qualquer empresa.

O investimento nessa área busca antecipar os problemas e atuar para evitar que estes aconteçam.

Seja nas áreas de infraestrutura, sistema operacional, armazenamento de dados, segurança ou quaisquer outros processos que façam parte do andamento da rotina da empresa, o investimento em prevenção deve considerar o curto, médio e longo prazo.

Além de solucionar os problemas pontuais, esse investimento também deve buscar visualizar eventuais erros e riscos que se projetam no futuro e tentar minimizar sua ocorrência.

Segurança de dados em primeiro lugar

Imagina perder as informações de trabalho diário, dados de clientes, histórico de dados, registros financeiros e outras informações cruciais para o funcionamento da sua empresa.

A tecnologia de dados tomou o protagonismo de todos os setores corporativos e essa dependência precisa ser acompanhada de um aumento no investimento estratégico em segurança da informação.

Isso porque as ações de hackers têm se tornado cada vez mais sofisticadas e perigosas, aumentando a vulnerabilidade dessas informações tão valiosas para sua companhia.

Especialistas do Instituto Gartner apontam a necessidade de otimização do investimento em segurança das empresas. Eles recomendam que 4% a 7% do orçamento total de TI seja aplicado nesse setor.

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre nossas soluções de inovação em tecnologia da informação. Fale com os nossos especialistas.